-
Arquitetos: Puzzle's architecture
- Área: 90 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Severin Malaud
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa da família construída em 1730 está localizada no vale de Lustin, Bélgica, na borda de uma rua sem saída, próximo a uma grande floresta. O terreno com 3.600 m² é fortemente ondulado. Em um dos lados do terreno está a casa, e do outro, a floresta, e entre eles, corre um rio. A paisagem é repleta de vegetação e é delimitada por gramas, árvores, horta, orquidário e apiário.
O edifício existente
Construído com técnicas tradicionais, a casa é dividida em três partes: duas delas feita de pedras provenientes de fontes locais e a terceira feita de alvenaria.
As duas primeiras partes abrigam os atuais espaços de estar da família, enquanto que a terceira era um antigo celeiro que já não era mais utilizado. As fachadas possuem um grande interesse histórico e arquitetônico. Se tornou parte do patrimônio local pelo uso dos materiais. A casa também possui uma varanda que possui vistas para o jardim e um antigo forno de pães, que evidenciam as atividades que ali aconteciam; o celeiro, que é um anexo da casa, foi a parte que focamos. O cliente queria renovar e estender o volume para uma casa independente com um quarto. O projeto consiste apenas de 35 m² no térreo e havia apenas duas entradas na época, o portão na frente do celeiro e uma pequena porta dupla que dá acesso ao jardim.
O projeto
A primeira ideia foi estender o volume aos fundos para não modificar a fachada existente. O conceito é bastante simples: estender a fachada posterior, seguir a inclinação da cobertura e reduzir o volume ao mínimo. A extensão criou uma grande abertura principal com vistas para a paisagem da floresta.
Interiores
A ideia era aumentar a superfície abaixo para reunir todas as áreas de estar no pavimento térreo - sala de estar, de jantar, cozinha e banheiro - e posicionar todos os outros espaços mais íntimos no pavimento superior - quartos e banheiros. Toda a área foi projetada com metragem mínima, todos os ambientes são conectados como um grande espaço único mas dividido em áreas menores. Existe uma correlação com pé-direito duplo, as vistas, a luz e as escadas.
As aberturas
A abertura principal existe agora na fachada posterior. A ideia é trabalhar com esta entrada de maneira generosa e contemporânea, sem omitir o contraste com o edifício antigo. A segunda é localizada sob o frontão; suas dimensões são feitas para se mesclar na construção existente. A janela possui vista única para a mesa e o quarto no térreo. A entrada da casa é sobre a abertura existente para a rua. A porta de madeira é apenas substituída por um janelas de vidro, para capturar a luz do sul e desfrutar de um espaço bem pensado.
Materiais
O cliente escolheu o aço cortén para ser o material principal do novo anexo. Ele homogeniza o volume pois é utilizado também na cobertura e revestimentos. A tonalidade das cores são perfeitas e combinam com a pedra regional local em tons de cinza, marrom e vermelho. Além disto, acrescenta um sentimento atemporal e ainda assim contemporâneo para o conjunto.